13 de fevereiro de 2013

FILME DA SEMANA: O GRANDE DITADOR

Acho que todo mundo já ouviu falar do grande Chaplin pelo menos uma vez na vida, infelizmente nem todos tiveram a vontade ou a oportunidade de ver seus filmes. Chaplin foi um gênio em todas as vertentes possíveis, e O Grande Ditador, na minha opinião foi o filme mais lindo que ele fez.


Um filme é como um livro, ele só vale a pena se algo nele mudar algo dentro de nós, eu pelo menos acredito que cada filme importante que eu vi mudou algo na forma como eu via o mundo, cada livro que eu leio muda de alguma forma minha visão, e como seria lindo um mundo que de alguma forma levasse em consideração as palavras de Chaplin em seu discurso final nesse filme. Não custa sonhar não é mesmo?

"The Great Dictator (br / pt: O Grande Ditador) é um filme estadunidense de 1940, do gênero comédia dramática e sátira crítica, dirigido por Charles Chaplin.
Foi lançado em 15 de outubro de 1940 e satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Foi o primeiro filme falado de Chaplin também. Na ocasião de seu lançamento, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial." Fonte: Wikipédia


Para vocês terem uma ideia, segue um pedacinho do discurso final do filme:

"Desculpem, mas eu não quero ser um imperador, esse não é o meu ofício. Eu não quero governar ou conquistar ninguém.
Eu gostaria de ajudar todos sempre que possível, judeus, não-judeus, negros e brancos. Todos nós queremos ajudar uns aos outros, o ser humano é assim.
Nós queremos viver da felicidade dos outros, não do sofrimento. Não queremos odiar e desprezar uns aos outros.
Nesse mundo tem lugar para todos, a terra é boa e rica e pode alimentar a todos. O estilo de vida poderia ser livre e lindo, mas nós nos perdemos no caminho, a ganância envenenou a alma do homem, criou uma barreira de ódio, nos guiou no caminho de assassinato e sofrimento.
Nós desenvolvemos a velocidade, mas nos fechamos em nós mesmos. Nosso conhecimento nos fez cínicos, nossa inteligência nos fez cruéis e severos.
Nós pensamos muito e sentimos pouco.
Mais do que máquinas, nós precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, nós precisamos de carinho e bondade.
Sem essas qualidades a vida será violenta e tudo estará perdido."

O discurso completo está no vídeo abaixo, o filme é fácil de encontrar no Torrent.
 

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...