8 de junho de 2012

QUAL A DEFINIÇÃO DE MODA?


"Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus.[1] É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.

A moda passou por várias transformações, muitas vezes seguindo as mudanças físicas e principalmente sociais que ocorreram dentro de um determinado período e pode ser considerada o reflexo da evolução do comportamento. Uma espécie de retrato da comunidade. É uma linguagem não verbal com significado de diferenciação. Instiga novas formas de pensar e agir.[2]"  
(Fonte: Wikipedia)


Acredito que atualmente muita gente fala sobre moda, mas pouca gente realmente a entende e consegue visualizar o contexto maior em que ela é inserida. O que o que mais me irrita é ver um milhão de pessoas falando sobre moda como se ela existisse para que todos possam se vestir da mesma maneira (cópias piratas de um original), quando na verdade ela significa o oposto. Os atuais "looks do dia" costumam ser compostos por peças iguais que nada mais são que cópias de outros "looks do dia", blogs que se intitulam de moda com posts mostrando as novidades das lojas e como combiná-las, enfatizando as marcas e o consumo. E a moda? Fica aonde?

Morro de tristeza imaginando a nova geração de meninas influenciadas por esse tipo de mídia, mocinhas de 17 anos que acham que precisam de um vestido Patricia Bonaldi para serem aceitas, que necessitam de um tênis Isabel Marant para demonstrar que entendem de moda e que chegar em uma festinha com um vestido unlabel é impensável... Nesse momento elas correm para os tais blogs para verem as lojas que a blogueira X postou e os looks que ela disse que estavam "in" e nós mais uma vez caminhamos para o retrocesso na nossa amada cidade onde todos se vestem iguais, vivem de aparência e personalidade própria é tida como um insulto aos demais.

É como ver um quadro do Picasso sendo vendido em um Camelô no Alecrim (centro popular de Natal/RN), onde várias pessoas passam,  olham, mas ninguém enxerga seu real valor. É assim que eu vejo a forma como as pessoas tratam a moda atualmente...

Voltando para a definição da Wikipedia: "É uma linguagem não verbal com significado de diferenciação. Instiga novas formas de pensar e agir."
Em qualquer lugar que você pesquise, aonde quer que você estude sobre o assunto, a palavra diferenciar vai estar ligada à moda pois esse é o seu papel. A moda é a  forma mais simples de expressão que existe pois ela é vista em todos os lugares e a qualquer momento, é a sua tela ambulante onde você vai desenhar quem você é e no que você acredita (entre outras coisas).

Isso quer dizer que quando você usa aquele look que 10 blogs publicaram com a mesma composição (tipo saia longa com blusa de seda que é um dos novos uniformes locais) a imagem que você passa para o mundo é de alguém desatualizada, sem estilo e principalmente sem personalidade. Muita gente busca a tal da elegância sem entender que ela está ligada diretamente ao comportamento e a postura de cada um, é impossível ser elegante e ter estilo se você  não é autêntica, se sua postura não condiz com o resto. 

A ideia do post não é criticar os blogs de look do dia ou que fazem publi posts para as lojas (cada um escreve sobre o que gosta e entende) e sim fazer com que vocês pensem sobre o assunto, tenham a opção de ser diferentes, pintem suas telas diariamente com a parte mais autêntica de si mesmas, leiam mais, busquem inspiração nos lugares inimagináveis e na hora de se vestir traduzam todo esse conteúdo para as roupas. Bjos



VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...