21 de maio de 2010

O QUE ROLA DENTRO DE UMA LOJA?


Resolvi escrever um post informativo sobre coisas que a maioria dos consumidores não faz idéia: Como funciona uma loja de Shopping.
Muita gente acha um saco entrar em uma loja e o vendedor ficar em cima, ou não entende como funciona a rotatividade dentro de uma loja, resolvi esclarecer para vocês.



Lista de Vez.

Toda loja trabalha com uma lista de vez para organizar o atendimento dos vendedores e dar uma chance igual a cada vendedor, toda vez que você entra em uma loja você é atendido pelo "vendedor da vez", o que quer dizer que se você estiver só a passeio e der um giro dentro da loja ele rodou e foi para o fim da fila. Isso não quer dizer que você não deva entrar em uma loja só porque não vai comprar, até porque o desejo de compra vem justamente de ver algo que te chama a atenção, mas pense duas vezes antes de entrar em uma loja só para passar o tempo e ainda tratar o vendedor como se ele não tivesse que estar ali do seu lado pois essa é a função dele.
E outra, o vendedor da vez fica na frente de loja até entrar um cliente, as vezes por muito tempo, se coloque no lugar dele e imagine que alguém entra, nem olha para a cara dele e sai sem comprar nada, você ia gostar?

Clientes

Já percebeu que ao sair de uma loja o vendedor costuma dizer que se precisar de qualquer coisa procure por ele? Toda loja trabalha com comissão e o vendedor ganha por cada peça que ele vende. Então sabe aquelas vezes que você foi em uma loja, viu com um vendedor e comprou com outro? Você rodou o 1° vendedor e deu a comissão ao 2°.
Da próxima vez que você entrar em uma loja e for bem atendido, ao voltar procure pelo vendedor que te atendeu, é bacana, é educado e com o passar do tempo um vendedor fixo tem como te dar mais dicas sobre o que combina com você ou não, te ligar quando chegar algo a sua cara e outros mimos que comprando com vários vendedores você não terá.

Se você gosta de ser atendido por um vendedor X ao entrar na loja você deve informar que quer ser atendido por ele, existe uma regra que caso o cliente não informe o nome do vendedor o cliente deve ser atendido pelo vendedor da vez, e agora que você sabe que ele ganha pelo que vende, que tal procurar por ele sempre que entrar em uma loja?

Telemarketing e cadastro

Outra coisa comum é o vendedor te perguntar se você já tem cadastro na loja, e caso você não tenha te pedir para preencher um. É uma norma de empresa, toda empresa precisa de um mailing com informações dos seus clientes e isso é bom para os clientes também, com um cadastro é possível oferecer um atendimento mais personalizado a cada cliente assim como enviar convites para eventos, informar sobre promoções ou sobre a chegada de novos produtos.
Se você não gosta de receber ligações, não se acanhe de dizer ao vendedor que você prefere receber e-mail ou mensagens de texto, agora caso você se recuse a fazer o cadastro você pode perder algum evento, sorteio de brinde ou promoção por não ter cadastro na loja, algumas ações são realizadas apenas para clientes cadastrados.

Reserva

As vezes você prova, ama, mas por algum motivo não pode levar no momento e o vendedor te diz: Eu posso deixar reservado para você. Se você for mesmo comprar, reserve! Ao reservar um produto quando você vai comprar a comissão fica para o vendedor que te atendeu estando ele ou não na loja.

Já se você sabe que não vai comprar, não reserve, ao reservar um produto você tira a chance de um outro vendedor vender aquele produto específico já que uma vez na reserva ele não pode ser vendido, e quando a gente perde de vender uma reserva que o cliente não vem pegar...

Outra, você pode ficar marcado como a pessoa que sempre reserva e nunca vem pegar, ou pior o cliente "arueiro". Aquele cliente que vive indo na loja, vive rodando os vendedores e nunca compra nada... Cliente arueiro é uó gente, sem chance!


A gente costuma dizer que todo mundo devia ser vendedor pelo menos uma vez na vida, dessa forma a maioria dos clientes não fariam coisas que fazem. (É cada história... uma vez uma cliente reservou R$2.300,00 comigo em uma loja, passei uma manhã toda atendendo só a ela, ou seja, perdi de vender a outras pessoas e ela nunca voltou para comprar...)


Dicas dadas, agora como leitores educados que já sabem o que rola nas lojas, perguntem pelo vendedor que te atende, seja educado e faça o cadastro.

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